Em Abismo de Paixão a morte de Lupe vai deixar Almerinda muita abalada, ela terá uma mudança difícil de acreditar.
Elisa revela a Almerinda que Lupe falou para ela e Damião antes de morrer que eles devem ficar juntos e que só o amor deles é capaz de acabar com toda a maldade.
Almerinda vai querer saber quem matou o irmão e a resposta vem de Horácio que vai ver a ex-patroa e fazer revelações que lhe deixaram chocada.
Almerinda, diante dos últimos acontecimentos, vai repensar muita coisa, ela percebe que não adianta lutar contra o amor de Elisa e Damião, que a jovem não tem culpa de nada do que aconteceu no passado e que se continuar contra essa amor vai perder o filho, que é a única pessoa que lhe resta.
Almerinda pede a Elisa que se case com Damião. A jovem vai achar que Almerinda está debochando dela. Almerinda revela que já sabe que Elisa e Damião pensam em se tornar sócios e lhe enche de elogios por conta de ter se tornado uma mulher de sucesso nos negócios.
Elisa vai querer explicação de Almerinda, que dirá que não pode continuar desafiando Damião, que ele é capaz de fazer qualquer coisa por Elisa, de renunciar a tudo, a empresa, ao sobrenome dele e até mesmo a quem é a mãe dele.
Almerinda deixa claro que não quer perder Damião e fala que se para isso precisa aturar Elisa como sócia e nora está disposta ao sacrifício, ela fala que está deixando o passado de lado e espera que Elisa faça o mesmo.
Elisa não vai acreditar muito nas boas intenções de Almerinda, mas ela afirma que se a jovem decidir se unir a Damião nos negócios e em matrimônio que não vai ser contra.
Abismo de Paixão: Elisa dá surra em Carmem