Em Quando Me Apaixono, Renata sofreu um acidente e vai passar uma temporada hospedada na fazenda de Augusto, mas logo que volta para casa toda a verdade virá à tona.
Jerônimo acredita que Renata é a Bonita, a mulher que desgraçou a vida de Rafael e, por isso, não pode ser feliz com a esposa que ama.
Augusto vai convidar Gonçalo para a festa da uva, e Renata como não quer que o pai e Matias descubram que seu casamento fracassou, fará um acordo com Jerônimo, eles darão uma trégua, então ela volta para a fazenda do marido e finge que está tudo bem.
Renata e Jerônimo acabam passando a noite juntos, porém as coisas ainda não vão se resolver entre eles.
Renata descobre toda a verdade. Matilde se revolta por Jerônimo devolver a esposa seu lugar na fazenda mesmo pensando que foi ela quem desiludiu Rafael, então vai agir contra Renata.
Matilde chega a destratar a patroa na frente de Adriana e vai ouvir. Jerônimo chega na hora da confusão e sai em defesa da esposa, porém Renata não vai deixar que o marido saiba o que realmente aconteceu.
Matilde procura Renata para agradecer por tê-la defendido na frente de Jerônimo, ela vai lhe contar toda a verdade. Matilde diz a Renata que Jerônimo a odeia porque sabe que ela é a Bonita, a mulher que fez Rafael se suicidar.
Renata vai contar a Augusto o que descobriu e ele a leva até a árvore onde Rafael escreveu o nome dele e o de Roberta.
A protagonista não vai querer acreditar que Roberta foi a namorada de Rafael, pois até então pensava que eles nem se conheciam, mas vai investigar porque está decidida a provar a Jerônimo que ela não é a Bonita.